VEJAM BEM

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O MEU MENINO JESUS

Nesta quadra de Natal, o que menos aprecio são os amigos que me tratam por Pinheiro, que cantam sempre a mesma cançãozinha:

Pinheirinho, pinheirinho
De ramos verdinhos
P'ra enfeitar, p'ra enfeitar
Bolas, bonequinhos. (bis)

Uma bola aqui
Outra acolá
Luzinhas que tremem
Que lindo que está.

... mas adoro o Natal e recordo que junto com os meus primos comia no chão da casa dos meus avós, enquanto os adultos ceavam na mesa da sala. A tia Dulce que era solteira e com uma grande apetência para a canalhada, tomava conta de nós... impacientes, à espera de ouvir bater testos e tachos na cozinha. O Menino Jesus entrava pela chaminé e deixava as prendas no fogão.

Era lindo! DEpois cresci e já ajudava a tia Dulce a colocar as prendas no fogão, mas ainda fazia por acreditar que era o Menino Jesus!

Hoje tenho uma ideia totalmente diferente Desse que foi um Homem justo, talvez até um sem-abrigo, emigrante, um... Homem de Sociedade. É e será o meu Menino Jesus, que me trouxe prendas e me ensinou a viver a liberdadesem prejudicar ninguém.

Este ano gostava de colocar uma prendinha no sapatinho do Menino Jesus.

António Pinheiro

2 comentários:

Unknown disse...

As tuas lembranças e recordações são muito parecidas com os que tenho.
A nossa família era e é grande (graças a Deus)e também era necessário os adultos dividir tarefas. Em minha casa era a Avó Guida que ia tomando conta dos mais pequenos e o meu pai dos maiores, para deixar espaço à minha mãe, para os cozinhados inigualáveis que ela fazia (e ainda faz, Deus a conserve!).

O Menino Jesus nunca foi destronado!

Temos continuar a lutar para o conservar sempre no trono!

As prendas que um menino pobre tem dado ao longo dos séculos, são bem melhores que as prendas fúteis que o Velho Gordo e Ricaço traz todos os anos e nos deixam vazios logo a seguir.

Feliz Natal!!!

Domingos Oliveira disse...

Caro Irmão Toni.
A inspiração esta no sangue de cada um e o meu amigo Toni demonstra ter veia poética e por vezes brinda-nos com textos que dá gosto refletir sobre eles, é o caso desta abordagem a "O MEU MENINO JESUS" que na minha opinião está o máximo. Em relação ao Blogger, está muito bom, simples e sem muitos floriados.
Boa Caça
Domingos