
O Frota era um pescador e esta alcunha vem da sua profissão, o filho devia ser algo presumido, valentão, armante, ou algo que tenha feito nascer a expressão " está aí o filho do Frota!". Usada entre a gente do mar e tornada vulgar para a restante população na Póvoa de Varzim, esta expressão é usada com exclamação cada vez que alguém se faz mais do que o que realmente é.
No trabalho, não só na pesca, em todo o lado, se encontram os Frotas, os pais e os filhos. Os pais geralmente são os que têm cargos de chefia, os filhos, costas forradas e malandrice na algibeira, vão-se armando em donos do mundo e fugindo ao trabalho como o diabo da cruz. Os filhos vão subindo na carreira à custa do nome Frota e ainda muito novos e ignorantes, usufruem de estatuto e ordenado digno de um Frota com anel de família. Os pais como já são Frotas há muito tempo, fazem aquilo em que são melhores, desenrascar os amigos com material e trabalhadores da empresa em que trabalham, depois o presunto e as chouriças irão ter lá a casa sem que ninguém saiba.
Quase diria que a família Frota chega a ser maior que a família Silva, imaginando que os filhos são mais que os pais e em cada filho está um potencial Frota, coitados dos Silvas que passarão o resto dos dias a agradecer os favores com presuntos, chouriças e afins.
O sistema está controlado pelos Frotas e o factor c, ou seja, a cunha, tem que trabalhar, ou os Silvas nunca terão um emprego digno, ou um desenrascanço qualquer. Para ser sincero, por vezes desejei ser filho de um Frota qualquer e ter uma vidinha melhor, ou pelo menos mais facilitada, mas o meu pai, o digno Senhor Amândio Costa, entretido com a responsabilidade do seu trabalhinho nunca ganhou tal estatuto nem foi homem de usar anel, os dedos são grossos demais.
Se algum dia tiver um peru a mais, ou um garrafão daquele sem rótulo, tem alguns problemas resolvidos, se conhecer o Frota, claro!
2 comentários:
Caro amigo, os filhos do Frota proliferam por toda a parte, são os Vampiros do Zeca que parece que você também gosta. Força nas canetas e vamos partilhar sentimentos. como você diz na sua apresentação. Ah... Homem de raça! Haja coragem!
Filipe Laroux
"Está ai o filho do Frota"
quantas vezes dissemos isso a quem se tentava afirmar pela sua condição social... não era assim meu Amigo.
na nossa adolescência,mas sempre fizemos vingar no nosso circulo de amigos que o importante é Amizade.
Um abraço
Castor Veloz
Enviar um comentário